
Tampinhas podem ser reutilizadas para fechar garrafas de cerveja? Não, as tampinhas das garrafas podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas e NUNCA podem ser reutilizadas, pois o fechamento não fica bem feito e o gás é perdido. Para utilizá-las, elas devem ser sanitizadas com álcool 70°GL. Elas podem ser borrifadas na parte interna ou simplesmente colocadas em uma vasilha em que fiquem totalmente imersas. "Ao adicionar a tampinha, é fundamental verificar, antes, se ela está intacta e não tem nenhum tipo de deformidade que possa vir atrapalhar o envase", afirma Dr. Alexandre Fontes Pereira, professor do Curso a Distância CPT Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa, em Livro+DVD e Curso Online.
Para fixar a tampinha na garrafa, deve ser utilizado um arrolhador. Existem diversos no mercado. O mais recomendável é que ele possua ajustes para qualquer tamanho de garrafa. Nesse tipo de arrolhador, o primeiro passo é realizar a regulagem para o tamanho correto da garrafa. Posicione a garrafa com a cerveja no centro do arrolhador e apoie a tampinha sanitizada no topo da garrafa, com a parte de vedação plástica para baixo, em contato com o vidro do gargalo. Em seguida, basta pressionar a alavanca do arrolhador, fazendo uma pressão até que a tampa esteja totalmente encaixada. A cerveja estará pronta para o consumo quando o fermento voltar a ativar e consumir todo o açúcar adicionado, transformando-o em CO2. Com essa atividade, será produzido um pouco de álcool, que, normalmente, corresponde a cerca de 0,2°GL.
Para que o cervejeiro saiba quando esse processo está pronto, é recomendável colocar um manômetro em uma das garrafas (sem a tampinha) para que possa acompanhar o processo de produção de CO2.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.