
O primeiro passo quando se pensa em motar uma piscicultura é a escolha do local onde vão ficar os tanques. “Qualquer tipo de interferência externa vai afetar o comportamento e, principalmente, o consumo dos peixes”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistema de Recirculação de Água – RAS.
Por isso, no momento de escolher o local para a instalação da piscicultura, devem ser averiguadas algumas situações:
1. evitar locais onde tenham árvores de grande porte, que podem, numa situação de tempestade com ventos, cair e causar um prejuízo grande na estrutura, ocasionando perdas.
2. evitar locais onde possam ocorrer deslizamento de terras, processo erosivo, deslizamento de pedras, regiões mais montanhosas. São situações que não se tem o controle, mas podem ser previstas.
3. evitar locais onde não se possa instalar uma unidade de proteção isolada para evitar a entrada de animais e de pessoas estranhas. Essas situações estressam os peixes e também constitui uma questão sanitária.
4. evitar colocar os tanques onde tenham árvores que caem folhas porque podem cair na água e entupir o sistema. Ficar a todo o momento retirando folhas dos tanques também estressa os peixes.
Em tanques que não requerem cobertura em estufas, como é o caso da criação do peixe Clarias gariepinus, os tanques de alevinos devem ser cobertos com redes antipássaros para evitar predadores.
A adoção dessas medidas pode evitar perdas na produção.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Por que produzir peixes no Sistema de Recirculação de Água?
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.