
O período de ocupação vai depender do ritmo de crescimento das plantas e da estrutura disponível. Períodos de ocupação próximos de um dia deverão ser adotados apenas em sistemas de uso intensivo da pastagem quando as adubações, principalmente com nitrogênio, aceleram o ritmo de crescimento da planta. “Já nas áreas mais extensivas, esse período poderá ser estendido a até uma semana”, afirma Bianca Helena Passareti Junqueira Franco Almeida, professora do Curso a Distância CPT Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte, em Livro+DVD e Curso Online.
Como forma de orientação ao produtor, a taxa de lotação poderá ser usada como parâmetro para se determinar os períodos de ocupação de cada piquete. Assim, em sistemas que exploram taxas de lotação abaixo de 5 UA/ha, podem ser adotados ciclos de pastejo com até 7 dias de ocupação. Já com 5 a 8 UA/ha podem ser adotados períodos de 2 a 3 dias de ocupação e, para mais de 8 UA/ha, ser de apenas um dia de ocupação por piquete.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação animal.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.