
O que um sistema de bombeamento de água e sistema elétrico têm em comum? Isso é fácil. Em um sistema de bombeamento, a motobomba capta a água do ambiente e a encaminha, sob pressão, até os pontos de consumo.
“Nesses locais, a água é utilizada e devolvida ao ambiente, agora sem receber pressão, para ser novamente utilizada”, afirma Prof. Tarcísio Assunção Pizziolo, do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada.
Assim, existe um ciclo, como no sistema elétrico, onde as cargas são retiradas do solo, para serem conduzidas até os pontos de utilização, impulsionadas pela diferença de potencial. Depois, as cargas são devolvidas ao solo, com potencial zero, para ser novamente utilizadas.
Voltando ao circuito hidráulico, a água que sai pela torneira é utilizada e, em algum local, retorna ao ambiente para ser tratada, e novamente captada para reabastecer a caixa d’água, formando, assim, um ciclo. No circuito elétrico, acontece algo semelhante, pois a corrente elétrica passa pela carga, realiza o trabalho e retorna para a fonte com potencial zero. Na fonte, os elétrons serão novamente impulsionados pela tensão elétrica e retornam ao circuito, formando um ciclo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Eletricidade: ciência exata e, ao mesmo tempo, abstrata. Certo ou errado?
Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.