
Os sintomas da Brucelose no homem são caracterizados como inespecíficos, no entanto observou-se em alguns casos a incidência de febre, sudorese noturna, além de dores musculares e articulares naqueles que lidaram diretamente com o gado infectado. “Sempre que esses sintomas forem identificados em trabalhadores que lidam com os animais, deve-se realizar um teste específico o mais rápido possível. Essa doença pode também se apresentar na forma subclínica, em que os pacientes podem não desenvolver os sintomas ou apresentam sintomatologia inicial inespecífica”, afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão, do Curso CPT Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77.
Nos pacientes que apresentam os sintomas, o quadro clínico é variado, podendo ser agudo, subagudo ou crônico. Dentro desse contexto de dificuldade de diagnóstico clínico pela similaridade da doença com outras enfermidades, é de extrema importância a história epidemiológica, pesquisando o contato com animais infectados e ingestão de alimentos contaminados e não adequadamente processados. O diagnóstico laboratorial específico da brucelose pode ser realizado por meio de teste direto de cultura e PCR, e testes indiretos.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- O que diz a IN77 sobre o armazenamento do leite na propriedade?
- Afinal, qual é o objetivo da IN 77?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.