
O câncer é uma das doenças que mais mata no planeta. Mesmo com todo o avanço tecnológico e o número expressivo de pesquisas na área, ainda não existe uma cura específica para essa doença, que pode aparecer de várias formas e que segue sendo uma das maiores preocupações da sociedade.
O que é o câncer?
De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.
Experiência inovadora
Na tentativa de produzir novos medicamentos para o tratamento do câncer, foi realizada uma experiência inovadora no Reino Unido: cientistas modificaram geneticamente galinhas poedeiras para que produzam ovos contendo proteína anticâncer.
A modificação consistiu na introdução de um gene humano no DNA das aves. Esse gene normalmente expressa uma proteína que controla o desenvolvimento das células que causam o câncer.
Divulgada pela BMC Biotechnology, a pesquisa conta que essas aves geneticamente modificadas poderão atuar em substituição aos medicamentos sintéticos responsáveis por tratar a deficiência de substâncias anticancerígenas produzidas de forma natural pelo corpo humano.
O câncer ocorre quando o organismo não produz quantidade suficiente de determinadas proteínas naturalmente, sendo necessário o uso desses medicamentos, de forma a suprir a necessidade dessas substâncias. Porém, para que esses medicamentos possam ser desenvolvidos é preciso altos investimentos.
Ainda de acordo com a pesquisa, com essa nova tecnologia, será possível substituir esses remédios, com cerca de um centésimo do custo desses medicamentos.
O veterinário Júlio Maria Ribeiro Pupa, professor do Curso a Distância CPT Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização de Ovos, comemora o experimento, afirmando que esse é um importante passo em direção ao “futuro” dos “novos medicamentos”.
Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Avicultura:
Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização de Ovos
Galinhas Poedeiras – Cria e Recria
Como Tornar Seu Sítio Lucrativo
Fontes: Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
INCA – Instituto Nacional de Câncer – inca.gov.br
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.