
Nos dias de hoje, cada vez mais, as mulheres estão ingressando no mercado de trabalho em uma luta acirrada por melhores cargos e remuneração. Entretanto, essa vida corrida – junto a uma jornada dupla diária, fazem com que as mulheres deixem a saúde em segundo plano. Principalmente porque muitas acham que, se não sentem nenhum mal físico, estão bem. E, na verdade, não é bem assim! Às vezes, o mal chega sorrateiro, colocando a saúde em risco. Daí a importância de se preocupar com a saúde, para poder trabalhar com afinco e ainda curtir uma vida saudável e feliz com a família e os amigos. Pensando nisso, escolhemos cinco exames médicos essenciais que toda mulher deve fazer periodicamente.
Colesterol
Exames de controle do colesterol devem fazer parte da rotina da mulher. Neles, é possível avaliar os níveis do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL). Se alto, o LDL pode promover a formação de placas que prejudicam a fluidez do sangue, aumentando o risco de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Daí a necessidade de toda mulher fazer um hemograma completo rotineiramente.
Pressão arterial
Muitas vezes, o estresse do dia a dia pode fazer com que a pressão sanguínea se eleve. Esta é uma assassina silenciosa, que pode colocar a vida da mulher em risco, deixando-a à mercê de paradas cardíacas ou demais males do coração. Da mesma forma, o tabagismo, o consumo excessivo de sódio e o álcool contribuem para a pressão arterial elevada. Daí a necessidade de averiguá-la com frequencia. Todo cuidado é pouco!
Exame oftalmológico
Doenças como glaucoma, hipertensão ocular, oncocercose e outras podem levar à perda irreversível da visão. Por isso a importância de se consultar um oftalmologista com frequência. Este especialista fará uma bateria de testes em seus olhos, para averiguar se há alguma anomalia. Portanto, não brinque com a saúde de sua visão. Faça consultas periódicas!
Papanicolau
Muitas mulheres, surpreendentemente, jamais fizeram o exame papanicolau. Este é essencial para que o ginecologista detecte se, no organismo, há indícios de câncer de colo do útero e de ovário. O procedimento também auxilia na detecção de sinais de HPV, doença venérea causada por um vírus que causa o câncer no colo do útero. Por isso, faça periodicamente esse exame! Sua saúde agradece!
Mamografia
Exame de tamanha importância, a mamografia é um procedimento ao qual a mulher deve se submeter com frequência. Principalmente as que já fizeram 40 anos. O que não exclui as jovens em circunstâncias especiais, como surgimento de nódulos, erupções na pele da mama, deformidades na mama, fluidos saindo dos mamilos e outros. Muitos ginecologistas recomendam, simultaneamente ao exame de mamografia, o exame de ultrassonografia das mamas. Isso dá maior precisão ao médico caso haja alguma dúvida. Portanto, não perca tempo! Faça o exame anual! Isso pode salvar a sua vida!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: www.familia.com.br

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.