
O piso cimentado do aviário deve ser recoberto pela cama, material de origem vegetal e de natureza absorvente. A sua função é servir de “esponja”, ao mesmo tempo em que se constitui em um leito sobre o qual as aves permanecem confortavelmente alojadas.
A cama aviária funciona também como um material que protege contra a dureza, o frio e a umidade do piso. Assim, ela deve formar uma camada de cerca de 5 cm de altura no verão e 10 cm no inverno.
Vários são os materiais que podem ser usados, segundo a sua disponibilidade na região de criação: cepilho de madeira, feno, bagaço de cana, casca de café, casca de arroz, sabugo triturado de milho.
Todos eles são igualmente bons, desde que alguns cuidados sejam tomados. A cama deve estar livre de agentes patogênicos, de fungos e de qualquer outro agente tóxico. Além disso, não deve conter materiais estranhos, como pregos e pedaços de metais.
Ao ser adquirida, a cama deve apresentar seu teor de umidade em torno de 12%. Não é permitida a compactação da cama, pois esta decorre de muita umidade, além de ser desconfortável para as aves, causando-lhes calo de peito, anomalia que desvaloriza a carcaça.
No final da criação, o teor da umidade da cama deverá estar próximo dos 40%. Posteriormente, ela pode ser reutilizada para se criar lotes, ou ser empregada na agricultura com os cuidados requeridos para tal.
Por Ana Carolina dos Santos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Antonio Bezerra de Castro
23 de nov. de 2021ótimas as dicas sobre as camas para aviários ; portanto peço informaçao de quantos dias deve durar a cama do meu aviário, pois vou comprar o frango no ponto de abate

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de jan. de 2022Oi, Antônio! Tudo bem?
Agradeço por sua visita em nosso site! :)
Sem bactérias e fungos: cama do aviário deve ser trocada uma vez por ano.
Abraços!
Lorena

Aida Teresinha Oliveira Ferreira
1 de ago. de 2019Curso de cama aviária

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de ago. de 2019Olá Aida Teresinha Oliveira Ferreira,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Que bom que gostou das nossas dicas e se interessou por nossos cursos. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que atenderá às suas necessidades.
Atenciosamente,
Victor Sampaio