Embora muitos não saibam, a sarna não é uma doença típica de cães e gatos. Ela pode ocorrer em aves, como frangos, galinhas, periquitos, atingindo mais especificamente os bicos e as patas. Causada pelo parasita Knemidocoptes, os sintomas da sarna só surgem a longo prazo. Por isso, muitas vezes, é identificada tardiamente, o que aumenta as chances de disseminação da doença em todo o aviário ou viveiro.
Na criação de frangos e galinhas, por exemplo, uma das medidas mais eficazes para evitar a sarna em aves é a limpeza e a desinfecção do aviário, desde as gaiolas até os poleiros. Tudo deve ser limpo continuamente. É bom lembrar que a transmissão ocorre pelo contato das aves com locais contaminados pelo parasita.
Se alguma ave for infectada pela sarna, ela deve ser isolada das demais para tratamento e para não contaminar as outras. Raspe muito bem o piso, os poleiros e demais itens das instalações do aviário ou viveiro. Em seguida, higienize com cloro ou água sanitária uma vez por dia.
Os tratamentos são eficazes no estágio inicial da sarna. Alguns produtos prescritos por especialistas são muito bons, como a pomada Dolemil, ou o IVOMEC Pour On. Mas alguns remédios caseiros também geram bons resultados.
Faça uma pasta com pó de enxofre e azeite. Umedeça o local atingido pela sarna com água morna. Passe a pasta com movimentos de baixo para cima, para que penetre bem e surta efeito. Repita o processo quantas vezes for necessário, até que a ave esteja curada da sarna.
Como já dissemos, em estágio inicial, as chances de cura são altas, mas há casos irreversíveis da doença, quando a sarna já tomou conta por completo dos bicos e dedos das aves. Nesse caso, a doença é fatal.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Revista Globo Rural e Avemaníacos.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.