
Na década de 1930, o cientista brasileiro Rodolfo Von Ihering desenvolveu a técnica de hipofisação em algumas espécies de peixes que, a partir de então, puderam ser propagadas artificialmente. “Inicialmente, foi desenvolvida com peixes de piracema, que foram capturados, injetados com estrato de hipófise e colocados em pequenos tanques com água corrente. Esses peixes desovaram em cativeiro, produzindo ovos fertilizados, que foram eclodidos em recipientes adequados e as larvas criadas em viveiros”, afirma Dr. Manuel Braz, professor do Curso CPT Produção de Alevinos.
Von Ihering descobriu, também, que espécies de peixes capturadas em rios e adequadamente criadas e bem alimentadas alcançavam a maturidade sexual e poderiam ser propagadas com sucesso. Essa técnica vem sendo utilizada desde então no mundo inteiro e consiste na seleção de peixes sexualmente maduros.
Rodolfo Von Ihering cita que, em condições naturais, estima-se que a taxa de sobrevivência seja inferior a 1%, ao passo que, em condições controladas em laboratórios e dependendo das condições de cada local, conseguem-se resultados de até 80% de sobrevivência. As análises permitem confirmar a importância dessa técnica para a produção de pescado no país, uma vez que a redução dos estoques pesqueiros de extrativismo tem sido cada vez maior.
Gostou do assunto? Leia as matérias abaixo:
- Vai produzir alevinos? Atente-se à concentração de oxigênio na água!
- Vai produzir alevinos? Atente-se à nutrição das matrizes
- Contagem de alevinos: como fazer?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.