
Atualmente, as crianças são cada vez mais ativas e curiosas, pois vivem em um mundo cercado de tecnologia. Aulas expositivas tradicionais em que o professor passa enormes textos no quadro negro para que os alunos possam copiar, já estão muito ultrapassadas. A ordem agora é inovar. E isso não quer dizer que seja necessário fazer coisas mirabolantes.
"Atitudes simples como organizar os alunos em grupos para discutir o tema exposto pelo professor, formular perguntas ou fazer desenhos provoca o interesse nas crianças. O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.
Apresentação de vídeos, excursões, aulas em outro ambiente que não seja a sala de aula, trabalhos em grupo, atividades musicais, teatrais, esportivas, dentre outras, indiscutivelmente, despertam o interesse não só dos alunos com deficiência, mas de todos os alunos, porque tornam a aprendizagem prazerosa e, portanto, muito mais significativa.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.