
O uso de ração à base de milho e de farelo de soja proporciona boa coloração na gema dos ovos, no entanto, a intensidade da cor pode ser aumentada com uso de alguns ingredientes ou aditivos pigmentantes.
“Essa prática de manejo tem a vantagem de permitir que pequenos produtores obtenham melhores índices de desempenho das galinhas, usando grãos e cereais caseiros, barateando o custo de alimentação, através da redução do custo de processamento e evitando a compra de maquinaria destinada à moagem do grão e mistura da ração”, afirma Marcelo Dias da Silva, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.
A utilização de piquetes na criação das aves proporciona aumento na intensidade de coloração da gema dos ovos e redução no consumo de ração. As gramíneas podem ser fornecidas na forma de pastejo direto ou picada. Esses alimentos também podem ser fornecidos em uma área específica ou em uma manjedoura.
Outra maneira de se obter melhora na coloração da gema dos ovos é o uso de pigmentantes naturais adicionados nas rações, como:
- Farelo de glúten de milho;
- Feno de folha de mandioca;
- Urucum.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Vou criar galinhas caipiras. Como devem ser os bebedouros?
- Vai iniciar uma granja de galinhas caipiras? Escolha bem os pintinhos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.