
De acordo com Gregório Ventura, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas em Vendas, “O pós-venda é um processo de aprendizado e de melhoria contínua das relações da empresa com o cliente”. Em outras palavras, ao verificar se o cliente está satisfeito com o seu produto e,ou serviço, o comerciante e o atendente:
- estabelecem diferencial em relação à concorrência, pois demonstram cuidado e carinho com o cliente;
- dão continuidade à relação entre loja e o cliente e influenciam a proximidade entre ambos;
- geram informações que permitirão correções no processo de venda nas próximas vezes que o cliente retornar à loja; e
- permitem a identificação de oportunidade de novas vendas.
No entanto, antes de se aventurar no pós-venda, informe-se! Quem faz pós-venda deve possuir informações completas sobre o cliente e os produtos adquiridos, para poder identificar as carências relatadas quanto a esses produtos e serviços, bem como as oportunidades de novas vendas.
O trabalho de reconhecimento de informações junto ao cliente deve focalizar os principais atributos de qualidade dos produtos, serviços e, principalmente, o atendimento proporcionado pela equipe da empresa. Entre eles, estão a rapidez no atendimento, o prazo de entrega, a prontidão e a cordialidade da equipe. Quando o volume de clientes impede que o pós-venda seja feito com todos, deve-se realizá-lo com amostra representativa.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
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Por Silvana Teixeira.
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