
Quando ocorre um bombeamento, parte da água é transferida de dentro do poço para a superfície, o que resulta no rebaixamento do nível da água dentro do poço. Com esse rebaixamento, podemos afirmar que o nível da água, dentro do poço, irá variar de acordo com a vazão de água bombeada. Quanto maior a vazão, maior será a profundidade do nível da água dentro do poço. Isso acontece porque todo aquífero possui determinada capacidade de recomposição, sendo essa variável com a profundidade do nível dinâmico.
“Chegará um momento em que a vazão bombeada do poço será maior que a capacidade de recomposição do mesmo, sendo esta considerada a vazão limite ou vazão de freio do poço”, afirma Dr. Denis Leocádio Teixeira, professor do Curso a Distância CPT Outorga de Água.
Uma vazão ligeiramente inferior a esta (margem de segurança) será considerada a vazão do poço, caso ocorram três constatações importantes:
- O nível dinâmico seja mantido durante um bombeamento constante, por um período mínimo de 24 h;
- Após a interrupção do bombeamento, o nível do poço deverá atingir uma altura correspondente a, no mínimo, 90% da altura equivalente ao nível estático, em um período de 24 h. Caso isso não aconteça, a vazão do poço deverá ser reduzida;
- A vazão bombeada não exerça influência no nível dos poços existentes no entorno. Caso isso aconteça, a vazão do poço deverá ser reduzida e novo teste de vazão deverá ser realizado.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- A quem fazer o pedido de outorga de água: Estado ou Município?
- Você sabe o que são águas residuárias?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.