
Geralmente, a passagem para o peniquinho deve ser iniciada em torno de um ano e seis meses, quando a criança já tem horários relativamente regulares para evacuação, já tem a capacidade de compreender e nomear o que são fezes, e indica que as fraldas estão sujas, dizendo "cocô". Precedendo essa fase, a criança já identifica a sensação de ter o reto cheio de fezes e pede ou se dirige ao peniquinho. Passa então a ter a capacidade de reter voluntariamente as fezes por um certo tempo. "Este ensino não deve ser rígido e nem ter expectativas de que vai ser conseguido em curto prazo de tempo. É necessário ser flexível com a criança e ter paciência", afirma Luciana Fiel, professora do Curso a Distância CPT Educação Infantil Formação Pessoal e Social, em Livro+DVD e Curso Online. A utilização do peniquinho ou similar deve proporcionar firmeza à criança, quando assume a posição de cócoras, com os joelhos mais altos que a bacia. O esforço e a prensa abdominal ajudam a criança a evacuar.
É aconselhável que ao colocar a criança no vaso, o adulto segure-a pela cintura e não pelo braço, evitando qualquer tipo de deslocamento e desconforto para a criança. Procure não deixar a criança por muito tempo e nem obrigá-la a forçar a evacuação, nem distraí-la com brinquedos. Deixe, portanto, que a criança fique o tempo que desejar. Fique atenta ao horário mais provável da evacuação para então sentá-la no vaso e assim que ela compreender o que você deseja dela, começará a evacuar neste local. Inicialmente de maneira irregular, um dia ou outro, e a seguir, com mais regularidade.
É importante notar que a criança aprenderá a ter o controle de abrir e fechar o esfíncter anal e, assim, eliminar ou reter as fezes. Antes de conseguir, passará por uma fase na qual, logo após levantar-se do peniquinho, evacua de maneira involuntária, e não por teimosia. É apenas uma fase transitória que indica que ela está quase pronta para conseguir esse controle. Continue o treinamento. Logo após aprender a evacuar no peniquinho virá automaticamente o controle do xixi você deve continuar a ensiná-la sem rigidez, castigos ou humilhações. Facilite vestindo-a com roupas simples, calças com elásticos na cintura, para que a criança possa retirá-las rapidamente.
O uso de fraldas deverá ser restrito ao período noturno e a criança pedirá para você retirá-la quando já tiver o controle noturno. Quando houver resistência da criança em usar o peniquinho é preferível dar um tempo e deixar este aprendizado para mais tarde, com dois anos.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.