
Muitas pessoas têm excelentes ideias de negócio, mas se sentem inseguras para montar uma empresa. Elas temem não apresentar o perfil nem as características próprias de empreendedores de sucesso. Entretanto, elas desconhecem que o mais comum é não nascer com espírito empreendedor. Quem não é empreendedor nato pode aprender a desenvolver qualidades empreendedoras.
Segundo Artur Vilas Boas, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade São Paulo (USP), é possível estimular o desenvolvimento de competências, para que as pessoas estejam aptas a empreender. Trata-se de habilidades que podem ser aprendidas e/ou aperfeiçoadas com o tempo, como criatividade, humildade, resiliência, pragmatismo e poder de negociação.
Criatividade
Atualmente a criatividade é uma das qualidades mais requisitadas pelas empresas. Profissionais que sabem ousar na solução de problemas ganham destaque dentre os demais. Comece saindo do lugar comum e pensando de forma não convencional. Em pouco tempo, você se tornará uma pessoa muito mais arrojada.
Humildade
A humildade anda de mãos dadas com a empatia. Hoje em dia, é imprescindível saber ouvir o outro e a entender as suas dificuldades. Para isso, é preciso ser humilde e despretensioso. Dessa forma, será mais simples desenvolver ações, com melhores resultados, sem ofender nem prejudicar o outro.
Resiliência
Ser resiliente é saber enfrentar desafios e dificuldades de forma confiante e otimista. Diante de pressões emocionais, a resiliência ajuda o indivíduo a continuar em frente fortalecido e obstinado. Ainda que a pessoa tenha decepções, ela consegue se levantar e seguir adiante disposta a vencer.
Pragmatismo
O pragmatismo vai contra tudo o que é improviso, contra tudo o que foge do planejamento. Ser pragmático é seguir os objetivos estabelecidos e colocar as ações em prática. Estas devem chegar a resultados imediatos, sem rodeios nem adiamentos. As ideias devem ser executadas o quanto antes para que as metas sejam logo alcançadas.
Poder de negociação
Outra qualidade de empreendedores bem-sucedidos é o poder de negociação. “Mas negociar requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão das relações por meio de acesso a conceitos e técnicas”, afirmam Nelson Fernandes Maciel e Raquel Carneiro da Silva, professores do Curso CPT a Distância e Online Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.
Leia o artigo "Como se tornar um empreendedor de sucesso?"
Fonte: g1.globo.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.