WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual o melhor período para construir uma barragem de terra?

O período ideal para construir uma barragem de terra é no início do período seco do ano, pois quando o período das chuvas chegar, a barragem já deverá estar bem consolidada

Qual o melhor período para construir uma barragem de terra?   Dicas Cursos CPT

 

O período ideal para construir uma barragem de terra é no início do período seco do ano, pois quando o período das chuvas chegar, a barragem já deverá estar bem consolidada. "Também, no período seco, o solo utilizado na construção do maciço estará mais úmido, o que permite obter uma melhor compactação do mesmo", afirma José Dermeval Saraiva Lopes, professor do Curso a Distância CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra, em Livro+DVD e Curso Online.

O processo de construção da barragem deverá ser iniciado com a limpeza do local, incluindo a parte onde a água ficará represada. Essa limpeza, geralmente, é feita com ferramentas manuais (enxadas e foices). Todo o material cortado deverá ser retirado da área a ser inundada, onde permanecerá até se decompor. Também deve-se retirar a camada superficial de material orgânico (lodo e barro mole) existentes no local. A retirada deste tipo de material poderá ser feita com máquinas (retroescavadoras), quando se tratar de barragens de maiores dimensões (nosso caso) ou, então, manualmente, quando se tratar de barragens de menores dimensões.

Todo material arrancado deverá ser conduzido para a parte jusante da barragem. Essa limpeza irá garantir melhores condições de assentamento do maciço, o que resultará em maior estabilidade da barragem.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!