WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual o melhor lugar para plantar feno na fazenda?

O campo de feno deve ser implantado em área livre de pedras, cupins, tocos, formigueiros e outros obstáculos que possam atrapalhar a operação do maquinário nas operações de fenação

Qual o melhor lugar para plantar feno na fazenda?   Dicas Cursos CPT

 

Para a implantação do campo de feno ou da pastagem que será usada com duplo propósito em uma fazenda ou sítio, a área a ser escolhida deve ter solo fértil, relevo plano ou levemente inclinado, com boa drenagem e que esteja fora de locais sujeitos a encharcamento, mesmo que eventual. "O campo de feno deve ser implantado e cultivado em área livre de pedras, cupins, tocos, formigueiros e outros obstáculos que possam atrapalhar a operação do maquinário nas operações de fenação", afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização, em Livro+DVD e Curso Online. As dimensões da área a ser cultivada para a produção de feno dependem da quantidade de animais a ser alimentada e da disponibilidade e utilização de outros tipos de volumosos suplementares.

No caso de aproveitamento de pastagem existente, será indispensável fazer uma uniformização da área com uma roçadeira, uma limpeza para retirada de potenciais obstáculos e fazer a vedação do local. Nesse caso, será possível dividir as pastagens em glebas destinadas à fenação e outras destinadas ao pastejo. Mas, é também viável fazer uso de uma mesma área de forma concomitante, produzindo feno quando há sobra de forragem, devido ao crescimento acelerado de forrageiras em parte do ano. Nesse caso, vale destacar, a produção de feno será delineada no âmbito do planejamento alimentar, como forma de evitar alterações da taxa de lotação.

Em todos esses casos, implantação de novos campos de feno ou aproveitamento de áreas de pastagens preexistentes, o dimensionamento da área de produção de feno deve ser feito com base na decisão de atender ou não o mercado de feno.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!