
Entre os fatores mais importantes da técnica de ferrageamento, estão a escolha correta da ferradura, o ajuste ao casco feito adequadamente e sua fixação executada, visando garantir que não caia e respeitando os limites da área de fixação.
“Quanto mais o casqueador/ferrageador conseguir fazer seu trabalho, seguindo esses objetivos de maneira exata e precisa, maior será seu êxito na atividade”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.
A escolha da ferradura, embora pareça uma questão muito básica, muitas vezes. Leva a equívocos comprometedores. A confusão sobre o tipo de atividade desempenhada pelo animal e as funções da ferradura em cada situação não é rara, e pode causar lesões nos animais, muitas vezes, definitivas. Conhecer bem as ferraduras, portanto, é fundamental.
Os cavalos de raças de tração, por exemplo, usados sistematicamente no trabalho pesado, juntamente com muares e asininos, precisam de ferraduras apropriadas para as atividades que desempenham, as quais são confeccionadas para promover estabilidade e melhor tração em terrenos irregulares. A ferradura adequada à atividade, portanto, garante maior segurança e estabilidade ao animal e, consequentemente, mais qualidade no trabalho.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
- Casqueador: você conhece o cavalo em partes?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.