WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são os primeiros cuidados dos cabritos após o nascimento? Parte 2

O CPT disponibilizou um guia prático de procedimentos essenciais para você, que é criador ou veterinário


Segundo explica a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, do Curso CPT Caprinocultura - Produção e Principais Doenças, a sobrevivência dos filhotes após o nascimento é fundamental para o sucesso dos sistemas de produção caprina. Para garantir esse sucesso, os veterinários recomendam uma série de cuidados iniciais:


• Oferta de colostro: os caprinos nascem sem imunidade, já que a placenta desses animais não permite a transferência de imunoglobulinas entre a mãe e os filhotes. Por isso, é crucial fornecer colostro aos recém-nascidos nas primeiras 6 horas de vida, pois é nesse período que ocorre o pico de absorção pelos enterócitos no organismo dos animais.


A ingestão de colostro também ajuda na eliminação do mecônio, que são as fezes retidas no intestino das crias após o nascimento. Os filhotes de caprinos devem mamar colostro durante os primeiros 3 dias de vida.


• Uso de colostro em rebanhos de corte: o colostro deve ser fornecido diretamente às mães dos cabritos. O veterinário deve observar se os cabritos balançam a cauda durante a mamada e se, após essa mamada, o abdômen do animal está cheio ou distendido.


• Uso de colostro em rebanhos de leite: o colostro deve ser dado às crias por meio de mamadeiras. Ele pode ser armazenado em garrafas PET de 500 mL, podendo ser congelado e utilizado por até 1 ano. Para alimentar as crias, o colostro congelado deve ser descongelado em banho-maria até atingir a temperatura de 37ºC a 39ºC. A quantidade de colostro administrada deve ser aproximadamente 10% do peso vivo do animal.


• Banco de colostro: a criação de um banco de colostro é recomendada em situações em que a cabra não produz leite ou em casos de falecimento da cabra. Antes de ser fornecido aos animais, o colostro deve passar por um processo de tratamento. Isso é realizado em um equipamento específico em formato de panela elétrica, que aquece o leite em banho-maria até atingir a temperatura de 56ºC, por um período de 1 hora. Após esse processo, o colostro é resfriado e armazenado em garrafas PET de 500 mL para ser congelado posteriormente. O colostro pode ser mantido refrigerado por até uma semana, em temperatura entre 2ºC e 8ºC, ou congelado por até um ano, a uma temperatura de -20ºC.


• Utilização de sonda: a utilização de sonda para alimentação de recém-nascidos é reservada apenas para casos em que os animais nascem muito fracos e não conseguem mamar o colostro. Nesses casos, uma sonda nasogástrica de uso humano é utilizada, junto a uma seringa de 60 mL contendo colostro.

 

Importante:

Ao encher a seringa com colostro para administrá-lo através da sonda nasogástrica, é essencial remover o ar dela, para evitar que o animal ingira ar junto com o colostro.


• Tratamento do umbigo: o procedimento de corte e cura do umbigo é muitas vezes negligenciado pelos produtores, que o consideram desnecessário.


Na maioria das vezes, o procedimento de cura é realizado pelos tratadores por meio da administração de um repelente na região do umbigo. No entanto, o umbigo é a segunda maior porta de entrada de patógenos no organismo, por isso, realizar a cura corretamente é de suma importância.


O coto do umbigo deve ser mergulhado em um recipiente contendo iodo, permanecendo na solução por cerca de 15 segundos. Além de desinfetar, o iodo ajuda a manter o coto do umbigo seco, prevenindo infecções até o momento em que ele se desprender naturalmente.


Quais são os primeiros cuidados dos cabritos após o nascimento? Parte 2

Fornecimento de colostro via sonda nasogástrica.


Para ler a parte 1 clique aqui!

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da criação de cabras. O Curso CPT Caprinocultura - Produção e Principais Doenças, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos na Área Criação de Cabras.

Por: Thiago de Faria
 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?