
O queijo Edan do Brasil apresentava uma tonalidade mais amarelada, consistência mais firme e sabor mais picante em relação ao queijo Edan holandês.
Até o final do século XIX, o queijo Minas era o único fabricado no Brasil. Nessa época, o português Carlos Pereira Sá Fortes, fez a primeira tentativa de produzir queijos em escala industrial no Brasil. Para isso, tentou uma adaptação do queijo Edan de origem holandesa, para que este apresentasse características típicas. Tal adaptação era necessária, uma vez que antigamente o queijo Edan era importado do “reino” de Portugal, sendo transportado em latas nos porões de navios. Assim, o queijo que aqui chegava apresentava uma tonalidade mais amarelada, uma consistência mais firme (seca) e sabor mais pronunciado (picante) em relação ao queijo Edan holandês.
* A presente dica é parte integrante do curso Produção de Queijo Reino, Cottage, Coalho e Ricota, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Maria de Jesus Almada
18 de jul. de 2018Quero aprender fazer queijo

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jul. de 2018Olá Maria,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre os cursos de fabricação de queijo, nossas consultoras entraram em contato.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto