
O resfriamento do mosto é uma das etapas mais críticas do processo de produção de cerveja artesanal. Um dos motivos tem a ver com a possibilidade de contaminação. "Uma vez que o mosto esteja frio, a grande quantidade de açúcares presentes nele torna-se um excelente meio de cultura para as leveduras que vamos adicionar para fermentar a cerveja", afirma Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, em Livro+DVD e Curso Online.
Contudo, assim como o fermento gosta dos açúcares, as leveduras selvagens que estão presentes no ar e nos equipamentos à sua volta também gostam. Por isso, à medida que o mosto é resfriado, é necessário tomar cuidado para minimizar o risco de contaminar a cerveja. Portanto, nesse processo de resfriamento, a serpentina e a tina têm de estar bem lavadas e sanitizadas.
O operador também não deve ficar muito em cima do mosto, pois até mesmo a sua respiração pode ser um contaminante.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.