
O processo de ensilagem consiste em cortar o material plantado em partículas de 1 a 3 cm e colocá-lo no fundo do silo e, a cada camada de silagem, compactá-lo, o que poderá ser feito com pés humanos, de animais, pesos de socar ou tratores, lembrando que a forma mais prática é a utilização de tratores (com pneus limpos).
Segundo Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte, “A compactação bem feita é o segredo da boa ensilagem, pois a presença de ar prejudica a fermentação do material. Após encher o silo, a última camada deverá ser ligeiramente abaulada acima da camada da superfície do silo, para evitar o acúmulo de água na lona. Após o processo de enchimento, o silo deverá ser fechado rapidamente”.
A silagem poderá ser fornecida aos animais após 40 dias fechado. O material pode ser conservado por alguns anos (desde que o silo esteja bem vedado). Entretanto, evite produzir mais alimento que o necessário para a temporada decorrente. Depois de aberto, todos os cuidados devem ser tomados para que a silagem armazenada no silo tipo trincheira não perca qualidade.
Para o fornecimento, os cortes deverão ser feitos em fatias (calculadas de acordo com a quantidade de alimento fornecido no trato específico) e, após cada retirada, o silo deverá ser novamente coberto, para evitar a exposição prolongada à luz solar e reduzir o contato da silagem com o ar.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.