
A pressão de pastejo é um termo que, quando colocado em prática, constitui uma ferramenta poderosa na definição da produtividade da pastagem, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte, em Livro+DVD e Curso Online. É dada em kg de peso vivo por kg de Matéria Seca (MS) e é uma relação entre o número de unidades animais ou unidades de consumo de forragem e o peso de forragem por unidade de área, em um ponto qualquer no tempo (PEDREIRA, 2002).
Quando se faz o manejo da pastagem, pretende-se promover um balanço harmônico entre o crescimento da pastagem, o consumo da forragem pelos animais e a produção animal resultante. A essência do manejo da pastagem é atingir um balanço harmônico entre os três principais estádios de produção, quais sejam: o crescimento da pastagem, o consumo da forragem pelos animais e a produção animal resultante.
O planejamento alimentar de uma fazenda tem como principal objetivo determinar o balanço entre sobras e déficits de forragem produzida para o consumo dos animais (AMARAL, 2001). De posse da informação de qual é a produção da pastagem, podemos calcular a sua capacidade de suporte, ou seja, quantas UA podem ser bem alimentadas em um hectare e daí tomar decisões e medidas para ajustar a pressão de pastejo.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.