WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pressão de pastejo: o que é e como funciona

A pressão de pastejo é um termo que, quando colocado em prática, constitui uma ferramenta poderosa na definição da produtividade da pastagem

Pressão de pastejo: o que é e como funciona   Dicas Cursos CPT

 

A pressão de pastejo é um termo que, quando colocado em prática, constitui uma ferramenta poderosa na definição da produtividade da pastagem, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte, em Livro+DVD e Curso Online. É dada em kg de peso vivo por kg de Matéria Seca (MS) e é uma relação entre o número de unidades animais ou unidades de consumo de forragem e o peso de forragem por unidade de área, em um ponto qualquer no tempo (PEDREIRA, 2002).

Quando se faz o manejo da pastagem, pretende-se promover um balanço harmônico entre o crescimento da pastagem, o consumo da forragem pelos animais e a produção animal resultante. A essência do manejo da pastagem é atingir um balanço harmônico entre os três principais estádios de produção, quais sejam: o crescimento da pastagem, o consumo da forragem pelos animais e a produção animal resultante.

O planejamento alimentar de uma fazenda tem como principal objetivo determinar o balanço entre sobras e déficits de forragem produzida para o consumo dos animais (AMARAL, 2001). De posse da informação de qual é a produção da pastagem, podemos calcular a sua capacidade de suporte, ou seja, quantas UA podem ser bem alimentadas em um hectare e daí tomar decisões e medidas para ajustar a pressão de pastejo.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!