
A busca por uma vida mais saudável, e com melhor qualidade tem aumentado a demanda por remédios feitos com plantas medicinais.
O uso de remédios elaborados com extratos de plantas medicinais tem se intensificado devido ao fato da população estar criando uma consciência ecológica e de respeito com próprio organismo.
A busca por uma vida mais saudável, e com melhor qualidade, está possibilitando a prática de se cultivar e preparar em casa, nas escolas, nas empresas e nos centros de saúde ervas medicinais que curam as doenças mais corriqueiras.
Aprenda como fazer algumas preparações com ervas medicinais:
Pomada para psoríase
A pomada para psoríase é composta de:
1% de álcool ceto-estearílico etoxilado
22% de monoestearato de glicerina
6% de éster do ácido oleico
6% de óleo de amêndoas doces
6% de resorcina
6% de ácido salicílico
Extrato aquoso de casca de barbatimão a 10% para completar o volume final.
Modo de preparo:
- primeiro, faça o chá das cascas de barbatimão, por decocção. A proporção é de 100 g para um litro de água desmineralizada. Ele deve ser cozido em panela esmaltada, durante meia hora para se extraírem os princípios ativos da casca. Ao mesmo tempo em que se prepara o chá, dissolva a base da pomada em banho-maria, usando uma panela esmaltada;
- depois de pronto, o chá deve ser coado. Em seguida, misture-o na base dissolvida. Tanto o chá quanto a base devem estar quentes;
- ainda quente, despeje a pomada numa batedeira e bata em alta velocidade, para adquirir consistência mais rapidamente. O creme deve ser batido até que a pomada esfrie;
- quando a temperatura da pomada se aproximar da temperatura ambiente, ela pode ser batida manualmente, até que adquira a consistência de pomada; e
- após adquirir a consistência pastosa, a pomada está pronta. Envase em frascos próprios e guarde em local fresco e seco.
Loção contra queda de cabelos
Para fazer uma loção contra a queda de cabelos oleosos, vamos precisar de:
24% de tintura de jaborandi
12% de tintura de quilaya
12% de tintura de arnica
12% de tintura de alecrim
4% de tintura de Capsicum annum
2% de tintura de Cantáridas
álcool para completar o volume de 100%
Modo de preparo:
- misture as tinturas em um cálice esterilizado e seco;
- em seguida, complete o volume de álcool. Ao final, podem ser acrescentados 20 g de cloral. O cloral é um anti-histamínico leve e previne irritações causadas pelos outros elementos. Essa loção deve ser aplicada uma vez ao dia, friccionando-a no couro cabeludo durante vinte minutos.
Chá para o fígado
O chá para o fígado é composto de:
20% de cáscara sagrada
10% de feno grego
20% de funcho
25% de bagas de zimbro
25% de frângula
- desidrate todos os componentes, triture e misture-os. Prepare o chá por infusão, na proporção de uma colher de chá da mistura para 250 ml de água fervente. A dosagem de 1/3 de copo da infusão por dia já é suficiente para melhoria dos sintomas.
Esse chá é usado para prisão de ventre, boca amarga, enxaqueca e para quando se excede na bebida ou na comida. Essa fórmula é de origem alemã, por isso, a maioria dos componentes são importados.
Complexo emagrecedor
O complexo emagrecedor é preparado com:
30% de colágeno
10% de carboximetil celulose
10% de Fucus vesiculosos
10% de Spirulina
20% de Centella asiática
20% de cáscara sagrada
- peneire os ingredientes para retirar as partículas grossas e misture até que o preparado fique bem homogêneo.
É interessante encapsular essa fórmula para facilitar a ingestão. A dosagem recomendada é de quatro cápsulas ao dia, que devem ser tomadas meia hora antes das refeições.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.