
Com o dinheiro que sobrou, a família pode dar início a estratégia de ampliar a riqueza, acumular capital e aumentar o patrimônio.
Após a família ter conseguido equilibrar o orçamento e quitar as dívidas, a meta é fazer com que sobre dinheiro. Com o dinheiro que “sobrou”, pode-se dar início à estratégia de ampliar a riqueza, acumular capital e aumentar o patrimônio.
Na construção de seu patrimônio, o dinheiro pode ser trabalhado de duas maneiras principais: uma para aumentar e valorizar seu patrimônio e a outra sob a forma de investimentos para gerar dinheiro.
Em relação a aumentar e valorizar o patrimônio, tem-se como exemplos:
- caderneta de poupança;
- fundos de investimentos (FIF);
- certificados de depósito bancário (CDB); e
- outros que sua instituição poderá lhe apresentar.
As aplicações desta natureza são chamadas de poupança, pois, geralmente, são feitas com o objetivo de juntar dinheiro visando ao investimento e a aquisição de bens, no futuro – lembre-se que a riqueza sólida é construída passo a passo.
A caderneta de poupança é a aplicação mais simples e tradicional. A rentabilidade é mais baixa, comparada a outras aplicações, porém, oferece uma série de vantagens compensadoras para o pequeno aplicador que, se somadas, constituem vantagens significativas. Entre estas, destacam-se a isenção de imposto de renda, a alta liquidez, isto é, o aplicador pode dispor desse recurso rapidamente, em caso de urgência; podem ser aplicadas pequenas e grandes quantias; são oferecidas garantias que reduzem os riscos de perdas.
Aprimore seus conhecimentos. Acesse os Cursos CPT da área Casa Prática.
Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
Metas para um planejamento financeiro familiar
Dicas para você administrar melhor seu dinheiro
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.