WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Posso fabricar velas artesanais dentro de casa?

Você pode fabricar velas artesanais dentro de sua própria casa desde que o local tenha excelente ventilação. Apesar de não ser poluente, a parafina tem cheiro muito forte

 

Posso fabricar velas artesanais dentro de casa?   Artigos Cursos CPT

Se você pretende fazer da sua residência o local de fabricação de velas artesanais, saiba que precisará de uma excelente ventilação. Além disso, de acordo com Prof.ª Arlete Alves de Freitas, do Curso CPT Como Fazer Velas Artesanais Decorativas, “A estrutura básica deve contar com disponibilidade de água, energia elétrica e proximidade do centro de consumo, já que a indústria não é poluente”.

As dimensões do seu local de trabalho são reduzidas e correspondem à área de produção, cujo tamanho depende do número de máquinas modeladoras existentes, dimensão do setor de embalagem, existência de depósito de matéria-prima e infraestrutura básica, como sanitários e escritório. Você não deve, por exemplo, fazer as velas em local próximo à sua loja, pois as lojas são muito atraentes pelo agradável perfume das velas, porém, o local de fabricação é impregnado pelo cheiro da parafina.

O piso deve ser de fácil limpeza, para facilitar a remoção da parafina. No mais, basta um fogão e uma mesa para que você possa confeccionar velas artesanais e também uma fonte de água próxima à mesa de trabalho. Um cuidado que deve ser previsto é a instalação de um extintor de incêndio próximo ao fogão. Procure trabalhar sempre com avental ou roupa velha e com luvas de proteção; as luvas usadas são de amianto e zinco, pois são as mais seguras.

Todo cuidado é pouco ao lidar com a parafina quente. Fazer velas exige muita atenção quanto ao ponto de ebulição da parafina que, se atingir uma temperatura muito alta, pode se incendiar. Portanto, muito cuidado!

O fogão deve ser, de preferência, o de quatro bocas, mas um fogareiro também dá para derreter a parafina. Procure proteger o fogão com papel alumínio, pois facilita a retirada da parafina, além de permitir o seu reaproveitamento.

Proteja também a mesa de trabalho, ou então trabalhe em superfícies que permitam a fácil remoção da parafina, como mármore, granito ou aço. O ideal é forrar a mesa com papel manteiga ou alumínio, pois estes permitem a fácil remoção da parafina e seu reaproveitamento.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Vai produzir velas decorativas na quarentena? Cuidado com a parafina!
-3 dicas de negócio para quem vai fazer velas artesanais para vender

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!