
Os vinhos podem apresentar cores, aromas e sabores diferentes, mesmo sendo provenientes de uma mesma casta e até de um mesmo país e o grande responsável por isso é o terroir (pronuncia-se terroar), vocábulo francês que não tem tradução literal em nenhum outro idioma, mas que segundo a Organização Internacional da Vinha (OIV), pode ser definido da seguinte maneira:
“Terroir: conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.”
Para os estudiosos do vinho, os principais agentes do terroir são: clima, topografia, solo e o próprio ser humano. Isso explica porque a mesma casta de uva pode produzir vinhos muito diferentes, dependendo da região em que é cultivada.
Uvas de locais ensolarados, por exemplo, amadurecem e perdem a acidez mais rapidamente do que o mesmo tipo de uva produzido em locais frios. Vinhas cultivadas em altitudes mais altas também são responsáveis pela produção de uvas mais adstringentes do que aquelas cultivadas em baixas altitudes.
Resumindo, a noção de terroir deve englobar todos os elementos naturais e climáticos ligados a certo terreno vitícola e, ainda, levar em conta as tomadas de decisão do homem.
Conheça os Cursos CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional, entre eles o Curso CPT Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização.
Por Silvana Teixeira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.