
O sistema imune de um suíno desmamado com 2 a 4 semanas de idade ainda não está completamente desenvolvido, e por isso, os leitões desmamados são mais suscetíveis a doenças.
“Um exemplo bastante comum é relacionado à diarreia, quando o baixo consumo de ração após o desmame causa atrofia das vilosidades intestinais, reduzindo as funções de digestão e de absorção do intestino”, afirma Dr. Paulo César Brustolini, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate.
Grande parte dos ingredientes e dos aditivos usados em dietas pós-desmame influenciam o consumo de ração, a digestibilidade da dieta e a quantidade de substrato disponível para a fermentação microbiana no trato gastrointestinal do leitão. Assim, a seleção adequada de ingredientes para dietas de leitões desmamados é essencial para estimular o consumo de ração após o desmame. A dieta desta fase deve ser altamente palatável e digestível, contendo ingredientes que promovam o desenvolvimento gastrointestinal e modular a resposta imune excessiva, que prejudica o consumo de ração.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Vai castrar leitões machos? Saiba o que fazer e principais cuidados
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.