
As empresas que apresentam falta de recursos financeiros para cumprir seus compromissos devem, em primeiro lugar, buscar a origem dessa deficiência, que reside normalmente na má administração desses recursos, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.
Seguem alguns fatores que comprometem a liquidez da empresa, ou seja, a sua capacidade de pagamento:
- Expansão da capacidade operacional sem o devido planejamento, que pode gerar aumento nas compras de mercadorias e matérias-primas e despesas operacionais;
- Insuficiência de capital próprio para financiamento das atividades;
- Concessão exagerada de crédito a clientes;
- Necessidade de alto volume de compras de caráter cíclico;
- Diferença acentuada no ciclo de recebimento e pagamento;
- Lentidão nas decisões administrativas;
- Baixa rotação de estoques;
- Lentidão do processo produtivo;
- Contratos deficitários em virtude de custos reais maiores que os orçados;
- Má administração da carteira de contas a receber;
- Aumento da necessidade de capital de giro motivado por aumento na competição ou custo de insumos;
- Má utilização de sobras de caixas, por falha na análise do fluxo de caixa;
- Altos custos financeiros em função de planejamento e controle de caixa deficiente.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.