
A adubação de pastagens é uma necessidade em todos os sentidos. Os animais, à medida que pastejam, extraem os nutrientes do solo e estes nutrientes, por sua vez, transformam-se em produto animal. Há um retorno de parte desses nutrientes através das excreções dos animais, entretanto a maior parte permanece no organismo do animal.
“Sendo assim, posteriormente, quando esses animais forem vendidos, podemos dizer que estaremos transferindo a fertilidade dos nossos solos para outros locais”, afirma Dr. Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Formação e Manejo de Pastagem para Ovinos, em Livros+DVDs e Cursos Online.
A adubação do solo é necessária para que possamos manter, para as próximas gerações, a sua fertilidade. A administração conveniente dos adubos aumenta a produção de matéria seca por ano e, em vista disto, possibilita o aumento da taxa de lotação, ou seja, mais ovelhas serão colocadas por área, o que, sob o ponto de vista econômico, é muito satisfatório.
Uma das principais causas da degradação das pastagens é a redução da fertilidade do solo, em razão dos nutrientes perdidos no processo produtivo, que pode chegar a mais de 40% do total de nutrientes ingeridos pelo animal em pastejo, principalmente nitrogênio e fósforo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Por que é importante fazer um bom manejo de pastagem?
- Controle das plantas invasoras em pastagens: como fazer
- Pastejo misto: excelente alternativa para a criação de bovinos e ovinos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.