
É sabido que à medida que aumenta a quantidade de forragem disponível, há tendência de diminuição de qualidade. "O que se deve buscar é o ponto adequado para se obter o máximo rendimento, com a melhor qualidade possível, o que corresponderia a estar empregando uma pressão de pastejo compatível com a capacidade de suporte da pastagem", afirma Dr. Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso CPT Formação e Manejo de Pastagem para Ovinos
No manejo de uma pastagem, o objetivo é atingir altos rendimentos forrageiros com valor nutritivo adequado à categoria animal em uso, além da manutenção do vigor e perenidade da pastagem; objetiva-se também atingir a máxima produtividade animal. Porém, para que isso tudo possa ser atingido, há necessidade de um consistente entendimento da relação que existe entre a taxa de lotação e o desempenho dos animais nos sistemas de pastagens.
Quando o manejo do pasto é feito de forma inadequada, sem adoção de medidas compatíveis com sua manutenção, pode ocorrer o subpastejo ou o superpastejo.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Controle das plantas invasoras em pastagens: como fazer
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Ovinos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.