
A taxa de prenhez é um índice de grande destaque na pecuária de corte, sendo calculado pela divisão entre o número de fêmeas prenhes ao longo de um ano, pelo número total de fêmeas adultas do rebanho. Oportuno destacar que o índice mínimo considerado economicamente satisfatório é de 75%, embora o ideal seja que a taxa de prenhez da propriedade atinja entre 85% e 90%.
“Analisando esse índice, podemos verificar a situação real da atividade pecuária com mais clareza. Por exemplo, se na sua propriedade a taxa de prenhez é de 50%, significa que cada vaca está produzindo, em média, um bezerro a cada dois anos”, afirma Mateus Contatto Caseta, professor do Curso a Distância CPT Gestão na Pecuária de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.
Esse índice mostra que as vacas do seu rebanho de cria estão ocupando área na pastagem, consumindo forragem e suplementos minerais, requisitando atenção e cuidados sanitários, para produzirem metade do seu máximo potencial biológico, que é de um bezerro por ano. Ou seja, o custo de produção de um rebanho nessa situação é alto, pois a falta de eficiência reprodutiva onera a produção, diminuindo os lucros da atividade.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- O planejamento dos sistemas pastoris consiste em saber calcular para não faltar
- Índices de desempenho: grande segredo dos pecuaristas de sucesso
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.