
Para evitar a erosão do solo em pisciculturas é preciso construir caixas e bacias de contenção de chuvas torrenciais, para impedir o deságue das enxurradas dentro das unidades produtivas. "Mantenha o local dos açudes ou viveiros cercado, porque, além da erosão, os animais que tiverem acesso causarão estresse nos peixes, diminuindo o desempenho", afirma Dr. Giovanni Resende, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.
Se a região for muito acidentada, é recomendável construir curvas de nível e sistemas de barramento e acumulação de água da chuva na área acima das nascentes. Pode-se, também, construir pequenas barragens, cacimbas ou bacias de coleta. Se a erosão já se instalou, você pode fazer paliçadas com bambus, ou outro material disponível na propriedade, para impedir o carreamento de mais terra e evitar que a erosão aumente de tamanho.
Além de evitar a erosão do solo, essas ações contribuem com a recarga do lençol freático, o que beneficia a atividade de piscicultura direta e indiretamente.
Conheça os Cursos CPT da área Profissionalizantes.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.