
O monitoramento da qualidade de água é a chave para o entendimento e prevenção de todo tipo de desordem ou desequilíbrio que possam ocorrer, tanto nos tanques de cultivo quanto no organismo animal.
"A qualidade de água é um subsídio vital para o desenvolvimento dos peixes. Se essa precondição não for atendida, pouca influência haverá sobre o resultado final do negócio", afirma Dr. Giovanni Resende, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.
Durante o monitoramento, deve-se considerar aspectos como:
- Melhoramento genético e
- Rações de alta qualidade nutricional.
Além disso, o correto monitoramento e entendimento das variáveis de qualidade de água na piscicultura são indicativos das causas de vários problemas, pois, a partir do momento em que o piscicultor entender toda essa dinâmica, ele conseguirá investigar e resolver problemas como:
- Taxas de estocagem,
- Qualidade nutricional das rações,
- Manejos em geral,
- Toda forma de manejo e de infraestrutura que ele tem na piscicultura.
Além disso, a qualidade de água pode indicar as causas de insucesso produtivo na piscicultura, no momento em que as variáveis mostram problemas, geralmente, de erros de manejo, como:
- Excesso na densidade de estocagem,
- Qualidade de ração deficiente,
- Falta de dimensionamento e
- Problemas na infraestrutura geral de produção.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.