
"Você é o que você come!", o mesmo vale para o peixe ou qualquer outro organismo aquático. E é exatamente por isto que quem deseja atuar na aquicultura deve ter noção clara sobre os aspectos nutricionais e manejos específicos recomendados à espécie alvo. "O meio e os alimentos consumidos pelos pescados influenciam diretamente no seu valor nutritivo, na qualidade organoléptica, e em outros aspectos relevantes", afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, em Livro+DVD e Curso Online.
A alimentação dos peixes representa, aproximadamente, 70% do custo de produção de pescado em cativeiro. Por isso, programas alimentares eficientes e a máxima utilização dos nutrientes alimentares constituem a principal preocupação do segmento da aquicultura, frente à previsão de alta demanda mundial de pescados no curto e no médio prazo.
Em um futuro próximo, os pescados também serão precificados em razão de seu conteúdo nutritivo e até mesmo pelos serviços ambientais prestados. Nesse sentido, o consumidor bem informado procura por pescados produzidos sob a orientação das boas práticas, do zelo com o meio ambiente, e da qualidade do alimento que lhe é oferecido.
Conheça o Curso CPT Profissionalizante de Piscicultor, em Livro+DVDs, da área Cursos Profissionalizantes.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.