
Para pentear os pelos dos cães e dos gatos, podemos usar pentes específicos, que podem ser de madeira ou de metal. A diferença entre os materiais é a durabilidade; naturalmente, o de metal dura mais tempo. "A vantagem do pente de madeira é que ele não é eletrostático, por isso, o pelo fica mais baixo, e com menos volume. O tamanho do pente pode variar de acordo com o porte do animal", afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Banho e Tosa em Cães e Gatos - Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica, em Livro+DVD e Curso Online.
As rasqueadeiras variam no tamanho: pequenas, médias e grandes, para atender aos diversos portes de animais. Elas servem para escovar os pelos de cães e gatos, ajudando a remover os pelos mortos. Além disso, favorecem a distribuição dos óleos naturais existentes na pelagem dos cães e estimula o fluxo sanguíneo.
A escova de pino com bolinhas nas pontas é indicada para cães de pelagem lisa, pois ajudam no desembaraço, evitando que os pelos se quebrem. Sempre devemos ter cuidado com a formação de nós e com a força e a intensidade na hora da escovação; se exagerarmos na força, podemos machucar a pele dos cães.
Para desfazer os nós nos pelos sem cortar os pelos, usamos o desembolador. Assim, evitamos o uso da tesoura. O desembolador "desfia os nós" sem cortá-los totalmente; porém, é preciso cuidado para não ferir o cão. Veja no filme uma demonstração de como utilizá-lo.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.