Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 29Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pastagem: como explicar a perda de forragens?

Perdas de forragens podem ocorrer por senescência (envelhecimento e morte) da planta e também podem haver perdas, devido a alterações na estrutura do relvado

Pastagem: como explicar a perda de forragens?   Dicas Cursos CPT

 

Perdas de forragens podem ocorrer por senescência (envelhecimento e morte) da planta e também podem haver perdas, devido a alterações na estrutura do relvado. "No relvado, podem ocorrer mudanças fisiológicas que aumentam a relação caule: folha das forrageiras, comprometendo a quantidade e a qualidade da matéria seca produzida e a produção animal", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Leite em Pasto, em Livro+DVD e Curso Online. No entanto, algumas técnicas de manejo podem ser usadas para se ajustar à falta de forragem, tais como: a venda de animais terminados na entrada da seca; o uso de forrageiras com padrão de crescimento complementar; o diferimento das pastagens; e a adubação estratégica para prolongar o período de crescimento das forrageiras. Você pode ler um pouco mais sobre o assunto, acessando a matéria A forragem está escassa? Saiba o que fazer.

Essas alterações fisiológicas podem estar relacionadas à idade e estrutura das plantas. Em pesquisa realizada na Austrália, foram avaliadas diferentes espécies forrageiras de clima tropical e o pastejo animal. Como índices de avaliação do pastejo, foi mensurado o número de bocados por intervalos de tempo nas diferentes espécies forrageiras avaliadas. Assim, foram estimadas as variações no consumo e no desempenho dos animais pastejando em diferentes densidades de dossel forrageiro e em diferentes espécies forrageiras.

Como conclusão, foi constatado que há pouca variação no número de bocados em função da densidade do relvado. A maior densidade da forrageira pode compensar a maior produção de forragem. Como não há variação significativa no número de bocados, o animal consome mais matéria seca pastejando em uma forragem mais densa do que em uma forragem mais produtiva e menos densa.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

 
Dê Play no vídeo abaixo e saiba um pouco mais!

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!