WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pastagem: como explicar a perda de forragens?

Perdas de forragens podem ocorrer por senescência (envelhecimento e morte) da planta e também podem haver perdas, devido a alterações na estrutura do relvado

Pastagem: como explicar a perda de forragens?   Dicas Cursos CPT

 

Perdas de forragens podem ocorrer por senescência (envelhecimento e morte) da planta e também podem haver perdas, devido a alterações na estrutura do relvado. "No relvado, podem ocorrer mudanças fisiológicas que aumentam a relação caule: folha das forrageiras, comprometendo a quantidade e a qualidade da matéria seca produzida e a produção animal", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Leite em Pasto. No entanto, algumas técnicas de manejo podem ser usadas para se ajustar à falta de forragem, tais como: a venda de animais terminados na entrada da seca; o uso de forrageiras com padrão de crescimento complementar; o diferimento das pastagens; e a adubação estratégica para prolongar o período de crescimento das forrageiras. Você pode ler um pouco mais sobre o assunto, acessando a matéria A forragem está escassa? Saiba o que fazer.

Essas alterações fisiológicas podem estar relacionadas à idade e estrutura das plantas. Em pesquisa realizada na Austrália, foram avaliadas diferentes espécies forrageiras de clima tropical e o pastejo animal. Como índices de avaliação do pastejo, foi mensurado o número de bocados por intervalos de tempo nas diferentes espécies forrageiras avaliadas. Assim, foram estimadas as variações no consumo e no desempenho dos animais pastejando em diferentes densidades de dossel forrageiro e em diferentes espécies forrageiras.

Como conclusão, foi constatado que há pouca variação no número de bocados em função da densidade do relvado. A maior densidade da forrageira pode compensar a maior produção de forragem. Como não há variação significativa no número de bocados, o animal consome mais matéria seca pastejando em uma forragem mais densa do que em uma forragem mais produtiva e menos densa.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

 
Dê Play no vídeo abaixo e saiba um pouco mais!

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?