WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pasta americana - conheça algumas dicas de modelagem

A modelagem de peças básicas usando pasta americana, apesar de ser muito simples de ser feita, requer atenção para alguns detalhes. Veja as dicas abaixo:

Modelagem com pasta americana

A modelagem de peças básicas, apesar de ser muito simples de ser feita, requer atenção para alguns detalhes:

1- Modelar

Cada peça básica será modelada primeiro para depois ser transformada em uma parte da peça ou elemento de decoração que você irá criar. Então tenha em mente:
- As dimensões de cada parte;
- Qual delas deverá ser maior; e
- Quantas vezes maior ela deverá ser.

2- Tamanho das peças

É muito importante que você tenha uma ideia muito clara de qual deverá ser o tamanho de cada peça. Para fazer a modelagem de um coelhinho, por exemplo a quantidade de massa que deverá ser utilizada para fazer a perninha não poderá ser maior que aquela que será utilizada para fazer o tronco (corpo) do bichinho.

3- Separe uma porção de massa para cada parte que você irá reproduzir

Uma boa sugestão pode ser você, no início do processo, fazer um cilindro grande com toda a massa que será utilizada para obter a peça que será modelada. E, em seguida, dividir esse cilindro, tendo-se em mente o tamanho de cada parte que será modelada.

4- Faça formas básicas

Transforme cada uma das partes do cilindro em uma forma básica, a fim de obter a modelagem daquilo que você deseja reproduzir.

5- Formas de coloração de pasta americana

A pasta americana poderá ser pigmentada (colorida) com corante natural durante o seu processo de elaboração. Se utilizar pasta comercial, você poderá modificar a sua cor misturando pastas de cores diferentes. Por exemplo: a mistura de um pouquinho de pasta branca com maior quantidade de pasta verde-escura resultará em uma pasta com um tom de verde mais claro. A mistura de quantidades adequadas de verde com amarelo resultará no verde-limão. E, assim, você terá uma infinidade de possibilidades.

6- O que fazer para a pasta americana não grudar

Utilize sempre açúcar impalpável para polvilhar a tábua, a massa e o rolo que você estiver usando, para não grudarem.

7- Formas básicas de pasta americana

A maioria das peças de decoração é feita a partir de formas básicas que são obtidas, geralmente, a partir da modelagem de porções de pasta americana. Essas formas básicas são as seguintes: bolinha, coxinha, perinha, e cilindro.

8- Como modelar as formas básicas

A modelagem das formas básicas é feita com as mãos e, para evitar que a massa grude, você deverá manter as mãos sempre levemente polvilhadas com açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro).

Bolinhas - a modelagem dessas formas básicas é feita com as mãos. A bolinha é a mais simples de todas, pois você deverá obter uma porção da massa, sová-la levemente para, em seguida, fazer a modelagem em forma de bolinha. Utilize as duas mãos e faça movimentos giratórios de tal maneira que a porção de massa seja transformada em uma bolinha.

Coxinha - para modelar uma coxinha você deverá, primeiro, obter uma bolinha, para depois transformá-la em uma coxinha. O movimento de  vai-e-vem, com as mãos lhe permitirá obter uma coxinha com facilidade, além de deixar a modelagem com a superfície bem lisa.

Perinha - para modelar uma porção de massa em forma de perinha você, mais uma vez, deverá iniciar fazendo uma bolinha. Em seguida comece a transformá-la em uma coxinha. Com o dedo indicador você conseguirá fazer uma cintura na modelagem e dar a ela o aspecto de uma pera.

Cilindro - você deverá iniciar fazendo uma bolinha e, em seguida, utilizar a palma da mão para transformar essa bolinha no cilindro por meio de movimentos de vai-e-vem esfregando levemente a bolinha sobre a mesa, com a mão espalmada e levemente polvilhada com açúcar de confeiteiro.

Conheça os Cursos CPT da área Padaria.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!