
A modelagem de peças básicas, apesar de ser muito simples de ser feita, requer atenção para alguns detalhes:
1- Modelar
Cada peça básica será modelada primeiro para depois ser transformada em uma parte da peça ou elemento de decoração que você irá criar. Então tenha em mente:
- As dimensões de cada parte;
- Qual delas deverá ser maior; e
- Quantas vezes maior ela deverá ser.
2- Tamanho das peças
É muito importante que você tenha uma ideia muito clara de qual deverá ser o tamanho de cada peça. Para fazer a modelagem de um coelhinho, por exemplo a quantidade de massa que deverá ser utilizada para fazer a perninha não poderá ser maior que aquela que será utilizada para fazer o tronco (corpo) do bichinho.
3- Separe uma porção de massa para cada parte que você irá reproduzir
Uma boa sugestão pode ser você, no início do processo, fazer um cilindro grande com toda a massa que será utilizada para obter a peça que será modelada. E, em seguida, dividir esse cilindro, tendo-se em mente o tamanho de cada parte que será modelada.
4- Faça formas básicas
Transforme cada uma das partes do cilindro em uma forma básica, a fim de obter a modelagem daquilo que você deseja reproduzir.
5- Formas de coloração de pasta americana
A pasta americana poderá ser pigmentada (colorida) com corante natural durante o seu processo de elaboração. Se utilizar pasta comercial, você poderá modificar a sua cor misturando pastas de cores diferentes. Por exemplo: a mistura de um pouquinho de pasta branca com maior quantidade de pasta verde-escura resultará em uma pasta com um tom de verde mais claro. A mistura de quantidades adequadas de verde com amarelo resultará no verde-limão. E, assim, você terá uma infinidade de possibilidades.
6- O que fazer para a pasta americana não grudar
Utilize sempre açúcar impalpável para polvilhar a tábua, a massa e o rolo que você estiver usando, para não grudarem.
7- Formas básicas de pasta americana
A maioria das peças de decoração é feita a partir de formas básicas que são obtidas, geralmente, a partir da modelagem de porções de pasta americana. Essas formas básicas são as seguintes: bolinha, coxinha, perinha, e cilindro.
8- Como modelar as formas básicas
A modelagem das formas básicas é feita com as mãos e, para evitar que a massa grude, você deverá manter as mãos sempre levemente polvilhadas com açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro).
Bolinhas - a modelagem dessas formas básicas é feita com as mãos. A bolinha é a mais simples de todas, pois você deverá obter uma porção da massa, sová-la levemente para, em seguida, fazer a modelagem em forma de bolinha. Utilize as duas mãos e faça movimentos giratórios de tal maneira que a porção de massa seja transformada em uma bolinha.
Coxinha - para modelar uma coxinha você deverá, primeiro, obter uma bolinha, para depois transformá-la em uma coxinha. O movimento de vai-e-vem, com as mãos lhe permitirá obter uma coxinha com facilidade, além de deixar a modelagem com a superfície bem lisa.
Perinha - para modelar uma porção de massa em forma de perinha você, mais uma vez, deverá iniciar fazendo uma bolinha. Em seguida comece a transformá-la em uma coxinha. Com o dedo indicador você conseguirá fazer uma cintura na modelagem e dar a ela o aspecto de uma pera.
Cilindro - você deverá iniciar fazendo uma bolinha e, em seguida, utilizar a palma da mão para transformar essa bolinha no cilindro por meio de movimentos de vai-e-vem esfregando levemente a bolinha sobre a mesa, com a mão espalmada e levemente polvilhada com açúcar de confeiteiro.
Conheça os Cursos CPT da área Padaria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.