
Ao longo de suas vidas, os ovinos, em diferentes estádios de desenvolvimento, apresentam diferentes necessidades nutricionais. Por isso, para poder balancear uma dieta, será necessário conhecer bem as exigências nutricionais dos animais, em cada fase da sua vida, da mesma maneira que é importante conhecer as características nutricionais dos alimentos.
A primeira fase que merece destaque é a dos cordeiros que, nas primeiras semanas após o seu nascimento, têm no leite materno o alimento mais importante. Depois, enquanto os animais se desenvolvem, ganhando tamanho e peso, suas exigências nutricionais aumentam.
Após o desmame, além de haver um aumento nas exigências, em termos de quantidades de alimentos ingeridos, existe também a necessidade de aumentar a variedade de alimentos utilizados na dieta. Isso ocorre de forma progressiva, enquanto o animal se desenvolve.
Depois, quando o animal vai atingindo a maturidade sexual, as exigências nutricionais vão se alterando também. Para os machos destinados à reprodução, que atingiram o máximo desenvolvimento físico, a nutrição deverá ser suficiente para sustentar a reprodução, sem, entretanto, causar aumento de peso excessivo.
Já no caso das fêmeas, as mudanças notadas enquanto se desenvolvem e, depois, na reprodução, são ainda mais intensas e muito variadas em diferentes momentos. Na gestação, enquanto o feto cresce, surgem necessidades bastante específicas, assim como no período de aleitamento da cria, quando seu organismo prioriza a produção de leite. As mudanças são também significativas, quando a ovelha não está nem gestante e nem lactante, momento em que as exigências nutricionais são bem menores.
Essas mudanças vão determinar a necessidade de diferentes estratégias de manejo nutricional para animais em diferentes fases da vida. Uma primeira classificação agrupa o rebanho ovino em três categorias básicas de animais, a serem atendidas no manejo nutricional: as ovelhas que são manejadas a pasto; os carneiros, que também se alimentam basicamente da pastagem; os cordeiros que podem receber o alimento em regime de confinamento.
Essas mesmas categorias serão subdivididas em subcategorias com diferentes exigências nutricionais em diferentes épocas, que serão classificadas de acordo com o momento de manejo pelo qual os animais estão passando.
Por Ana Carolina dos Santos.
Aprimore seus conhecimentos:
- Conheça o Curso CPT Formulação e Fabricação de Ração para Ovinos na Fazenda
- Conheça os Cursos CPT da área Criação de Ovinos
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.