
O processo de deglutição é um evento extremamente importante que acontece na faringe e é dividido em dois estágios: “o primeiro é a mastigação, evento voluntário que o animal tem controle sobre ele; e o segundo estágio é involuntário, onde se tem uma enervação controlada pelo sistema nervoso autônomo (nervo vago), não havendo mais o controle da deglutição”, explica Marcelo Lopes de Santana, professor do Curso CPT Anatomia veterinária - osteologia e miologia de animais domésticos.
Após a mastigação dos alimentos, o que acontece?
Depois da mastigação, o alimento chega na raiz da língua e encosta no palato mole. Dessa forma, o palato mole se eleva automaticamente, isolando a nasofaringe, fazendo uma breve inibição da respiração. Esse processo de deglutição ocorre em frações de segundos.
Assim que tudo isso acontece, a língua, o osso hioide e a própria laringe são projetados no sentido cranial. Em consequência, o ápice da epiglote será projetado para trás, tampando a entrada da traqueia e permitindo que o alimento passe sobre a laringe, chegando ao esôfago.
É importante ressaltar que no momento em que o animal está respirando, a epiglote fica relaxada, com abertura total para a passagem de ar, assim como o palato mole, deixando a nasofaringe maior do que a orofaringe.
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.