Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Os dez mandamentos de uma demissão

Conheça dicas para evitar erros na hora de demitir.

Nunca demita a pessoa e sim o desempenho que ela vem obtendo em seu trabalho.

Nunca demita uma pessoa pelo que ela é, mas sim, pelo que ela faz.

É perfeitamente possível evitar erros na hora da demissão e garantir, assim, que o fim de um problema não signifique o começo de uma porção de outros.

1) Não demitirás a pessoa, e sim o desempenho que ela vem obtendo:

Ao demitir alguém, mantenha o foco no trabalho, na performance e nos resultados, e não na pessoa. Ela deve ser demitida pelo que faz, não pelo que ela é.

2) Não farás de conta que a demissão é algo diferente de uma demissão:

Você pode e deve oferecer ao demitido todos os paliativos materiais possíveis, mas não tente dizer que a demissão “não é tão ruim assim”. Admita, honestamente, que sua decisão causará dor e angústia.

3) Não permitirás que, exatamente no momento em que a pessoa é demitida, seja a primeira vez que ela ouça que o trabalho dela é ruim:

Gerenciar pessoas exige acompanhar seu desempenho com atenção, fazendo críticas e apontando erros sempre que necessário. Seja realista na avaliação de seus subordinados o tempo todo. E não apenas no momento de demitir um deles.

4) Deverás manter boa documentação sobre o desempenho do demitido:

Na hora de demissão, nada como ter fatores concretos, claros e bem documentados sobre a performance do demitido, para explicar a ele os motivos objetivos da demissão.

5) Não demitirás numa sexta-feira. Ou às vésperas de Natal, ou no dia em que a pessoa vai sair de férias.

6) Farás com que a conversa seja rápida:

É inútil prolongar com rodeios e explicações complicadas um momento difícil. Seja objetivo e respeite os sentimentos ouvindo a pessoa.

7) Não demitirás uma pessoa porque gosta mais de outra:

Quem não conhece “chefes” que na hora de demitir fazem um acerto de contas pessoal? Vença esta tentação.

8) Não usarás boatos ou rumores como prova contra o demitido:

É comum pessoas serem demitidas porque há um “consenso negativo” contra elas na equipe. Utilize sua própria cabeça para demitir e não o falatório que você ouve.

9) Não disfarce uma demissão como sendo fruto de downsinzing, reengenharia, novos planos, entre outros:

Muitos gerentes utilizam esse tipo de truque para fugir da responsabilidade pessoal que têm na demissão. Diga sinceramente à pessoa os reais motivos da decisão, só assim ela terá alguma chance de corrigir seus erros e falhas profissionais.

10) Antes de demitir alguém, perguntarás a ti próprio: eu poderia ter feito alguma coisa para evitar isso?

Muitas vezes, a demissão representa uma falha não do funcionário, e sim do chefe. Gaste algum tempo refletindo honestamente sobre isso, antes de mandar alguém embora.

 

Aprimore seus conhecimentos.

- Conheça o Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas.

- Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso Administração Financeira na Pequena Empresa

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Mais Dicas Cursos CPT

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade