É perfeitamente possível evitar erros na hora da demissão e garantir, assim, que o fim de um problema não signifique o começo de uma porção de outros.
1) Não demitirás a pessoa, e sim o desempenho que ela vem obtendo:
Ao demitir alguém, mantenha o foco no trabalho, na performance e nos resultados, e não na pessoa. Ela deve ser demitida pelo que faz, não pelo que ela é.
2) Não farás de conta que a demissão é algo diferente de uma demissão:
Você pode e deve oferecer ao demitido todos os paliativos materiais possíveis, mas não tente dizer que a demissão “não é tão ruim assim”. Admita, honestamente, que sua decisão causará dor e angústia.
3) Não permitirás que, exatamente no momento em que a pessoa é demitida, seja a primeira vez que ela ouça que o trabalho dela é ruim:
Gerenciar pessoas exige acompanhar seu desempenho com atenção, fazendo críticas e apontando erros sempre que necessário. Seja realista na avaliação de seus subordinados o tempo todo. E não apenas no momento de demitir um deles.
4) Deverás manter boa documentação sobre o desempenho do demitido:
Na hora de demissão, nada como ter fatores concretos, claros e bem documentados sobre a performance do demitido, para explicar a ele os motivos objetivos da demissão.
5) Não demitirás numa sexta-feira. Ou às vésperas de Natal, ou no dia em que a pessoa vai sair de férias.
6) Farás com que a conversa seja rápida:
É inútil prolongar com rodeios e explicações complicadas um momento difícil. Seja objetivo e respeite os sentimentos ouvindo a pessoa.
7) Não demitirás uma pessoa porque gosta mais de outra:
Quem não conhece “chefes” que na hora de demitir fazem um acerto de contas pessoal? Vença esta tentação.
8) Não usarás boatos ou rumores como prova contra o demitido:
É comum pessoas serem demitidas porque há um “consenso negativo” contra elas na equipe. Utilize sua própria cabeça para demitir e não o falatório que você ouve.
9) Não disfarce uma demissão como sendo fruto de downsinzing, reengenharia, novos planos, entre outros:
Muitos gerentes utilizam esse tipo de truque para fugir da responsabilidade pessoal que têm na demissão. Diga sinceramente à pessoa os reais motivos da decisão, só assim ela terá alguma chance de corrigir seus erros e falhas profissionais.
10) Antes de demitir alguém, perguntarás a ti próprio: eu poderia ter feito alguma coisa para evitar isso?
Muitas vezes, a demissão representa uma falha não do funcionário, e sim do chefe. Gaste algum tempo refletindo honestamente sobre isso, antes de mandar alguém embora.
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