
Depois dos oito anos de idade as crianças passam a exibir um modo cada vez mais racional aos acontecimentos da vida e do mundo
Até por volta dos oito anos de idade, as crianças vivem e compreendem a realidade natural e social de uma maneira mais povoada de fantasia e magia. Geralmente, nessa fase, as crianças dão vida e vontade aos objetos, ao tentar explicá-los e, além disso, a brincadeira tem mais importância para elas que a ação puramente mental. Por isso, nessa idade, será mais pela brincadeira que os alunos vão aprender a conhecer a si mesmos e ao mundo. Depois, a partir do momento que passa dos oito anos de idade , essas características começam a mudar. As crianças passam a exibir um modo menos subjetivo e cada vez mais racional aos fenômenos e os acontecimentos da vida e do mundo. Passam, também, a ganhar capacidade de distinguir mais claramente os objetivos das próprias ações e de organizar as etapas dos acontecimentos em relação ao tempo. À medida que amadurecem, as crianças vão ganhando, ainda, um repertório de imagens e ideias quantitativa e qualitativamente mais elaborado.
* A presente dica é parte integrante do curso Orientação Sexual - Tema Transversal - Fundamental I desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.