
Pratos preparados com peixes são uma delícia, não é mesmo? Principalmente quando eles são comprados por você, ainda bem fresquinhos, e próprios para o consumo, certo? Mas, aí surge uma dúvida: como limpar corretamente o pescado e, principalmente, como encontrar e tirar o fígado? Se você não sabe onde ele fica, vai aí algumas dicas de ouro, das principais espécies comerciais.
- Bagre
Em algumas espécies, como o bagre, o fígado é um órgão multilobular encontrado na parte anterior do cólon, em posição caudal ao septo transverso.
- Tilápia
Na tilápia um lobo do fígado estende-se posteriormente ao longo do intestino, quase até o ânus do peixe.
- Carpas
Em carpas e alguns outros peixes, o fígado é concentrado na parte anterior, mas se estende caudalmente ao longo dos mesentérios e pode aparecer entre muitas das dobras do intestino sem estrutura lobular nítida.
“A cor do fígado de peixes é bastante variável, conforme as diferentes espécies e dietas, pois essas últimas causam grandes variações na quantidade de lipídeos (gorduras) e glicogênio (carboidratos) armazenados dentro dos hepatócitos”, afirma Giovanni Resende, professor do Curso a Distância CPT Nutrição e Alimentação de Peixes, em Livro+DVD e Curso Online.
Como encontrá-lo:
O fígado está localizado geralmente na parte mais anterior da cavidade peritoneal. Possui textura frágil e geralmente cor marrom.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.