
No terceiro milênio, o sucesso de uma organização depende do valor que ela dá ao conhecimento tácito e codificado como insumo para o aprendizado e a inovação. Neste cenário, a pessoa é o principal ator do processo: o empresário, o empregado ou colaborador e o cliente. A boa administração acontece quando há sinergia entre esses atores.
Não é a empresa quem detém o conhecimento. Muito do conhecimento é tácito, ou seja, está na mente das pessoas. Por exemplo, a empresa pode armazenar conhecimentos associados às características dos clientes. Esse conhecimento é relativamente possível de se armazenar.
É possível armazenar conhecimentos relativos às preferências dos clientes como cor, gosto; de forma que enquanto um determinado cliente pode gostar da borda da pizza sempre tostada e outro não; outro pode optar pela camisa azul, ou camisa verde, por exemplo. Mas alguns conhecimentos são extremamente difíceis de se armazenar. Por exemplo: qual a impressão que um vendedor tem sobre determinado cliente? A impressão está na mente do vendedor. E, por mais que ele se esforce em quantificar esse conhecimento, sempre vai passar pela sua impressão pessoal algo imperceptível sobre o cliente.
As informações sobre as tendências do negócio estão na mente também do administrador. É difícil a sua codificação. Isso significa que, se o conhecimento é tácito, quando um funcionário deixa a empresa, ele leva consigo esse conhecimento.
Nós podemos afirmar então que, segundo a premissa, “o sucesso da empresa está intimamente relacionado à forma com que as pessoas atuam nessa organização, ou seja, o sucesso do empreendimento está intimamente ligado à gestão de pessoas. São as pessoas que geram resultado para as empresas”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas.
Questões como felicidade, satisfação, desempenho, liderança e motivação constituem temas-chave na atual administração das empresas de sucesso.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.