WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que reflete a má conformação dos membros do cavalo?

Para ter bom aprumo, o cavalo precisa ter uma conformação dos membros razoavelmente boa, visto que a pata reflete a má conformação dos membros

O que reflete a má conformação dos membros do cavalo?  Dicas Cursos CPT

Entende-se por aprumo a direção que a extremidade locomotora (a pata) deve ter, com referência a determinadas linhas, considerando-se cada uma de suas regiões isoladamente, ou o aparelho locomotor como um todo. Os aprumos regulares proporcionam ao cavalo bom equilíbrio, firme sustentação, forte impulsão, normalidade nas batidas ou nos apoios e andamentos perfeitos. 

Para ter bom aprumo, o cavalo precisa ter uma conformação dos membros razoavelmente boa, visto que a pata reflete a má conformação dos membros. “O pé está em aprumo perfeito, quando o eixo do casco e o eixo da quartela, de lado e de frente, estiverem no mesmo prolongamento em linha reta”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.

Observando-se o animal de perfil e traçando-se a linha imaginária que vai da quartela até o casco, denominada eixo da pata ou eixo digital, este deverá ser inclinado, paralelo à linha da pinça, contínuo com o eixo da quartela, e seguir o mesmo ângulo. Qualquer modificação na inclinação dessa linha imaginária é o que chamamos de defeitos de aprumo, e pode causar problemas para o animal.

Além disso, em todas as patas normais, cujos aprumos são regulares, a altura dos talões é aproximadamente a metade da linha oblíqua das pinças. Quanto mais oblíqua for a pinça, mais baixos serão os talões. Quanto mais levantada for a pinça, mais altos serão os talões. Qualquer diferença em relação a esses padrões é entendida como desvio, que pode se manifestar de maneiras variadas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
Casqueador: você conhece o cavalo em partes?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!