
O teto em uma fábrica de embutidos raramente é lavado e, por isso, deve ser projetado, construído e acabado de forma a prevenir acúmulo de pó e outras sujidades. “Um dos fatores mais importantes para diminuir a incidência de bolores no teto é a circulação de ar adequada. Revestimento do teto com forro de PVC é uma alternativa de baixo custo”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.
Os tetos, geralmente, são construídos com materiais absorventes como concreto. O compensado de fibra ou de madeira pode ser utilizado, mas com reservas porque estes materiais tendem a se tornar embolorados à medida que acumulam umidade.
Dois fatores são merecedores de grande atenção por parte daqueles que irão iniciar um empreendimento nesta segmentação de mercado:
I- Sempre que possível deve ser feita aplicação de tintas fungicidas para diminuir a possibilidade de bolores.
II- Em uma fábrica de embutidos, nunca deve ocorrer gotejamento de condensações, pois esta é uma das principais causas de contaminação de produtos alimentícios.
Aprimore seus conhecimentos. Clique na(s) matérias(s) abaixo:
- O descarte de efluentes em fábricas de embutidos
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.