
Um bom currículo pode abrir as portas para o tão almejado emprego. Por isso, a sua elaboração deve ser bem planejada para que os recrutadores sintam-se atraídos por ele. Muitos currículos são tão mal formulados que nem sequer são avaliados. Um currículo impecável deve ser objetivo, conciso e atrativo. Lembre-se de que o principal objetivo é chamar a atenção do recrutador.
Primeiramente, adicione uma foto (caso solicitada) e coloque seus dados pessoais (nome completo, estado civil, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail). É imprescindível que o e-mail seja profissional, sem nomes que possam gerar uma má impressão. Portanto, muito cuidado com isso!
Em seguida, divida o currículo em subitens: objetivos, histórico profissional, formação acadêmica, qualificações e informações complementares. Lembre-se de especificar cada item, de forma objetiva e clara. O padrão deve ser 1 página, para profissionais em início de carreira, e 2, para profissionais com experiência.
Em hipótese alguma, coloque informações desatualizadas. Portanto, adicione somente informações recentes e relevantes, pois isso demonstra o quanto você está atento ao que acontece no mundo à sua volta.
Se você acabou de se formar e não possui experiência profissional, use o item “informações complementares” para destacar trabalhos voluntários, trabalhos acadêmicos, monitorias, estágios, atividades em centro acadêmico ou comissão de formatura.
A leitura do currículo deve fluir bem. Portanto, capriche na gramática, na estética e na organização de todos os itens. Lembre-se de usar a fonte Arial 12, pois o visual torna-se mais atrativo. Se necessário, peça a ajuda de alguém com mais experiência que você.
Outras dicas fundamentais:
- No campo “objetivo”, adicione apenas uma área de interesse;
- No item “qualificações”, indique, no máximo, as 4 principais, de forma sintetizada;
- Para especificar sua formação acadêmica, comece pela mais recente, indicando curso, faculdade, ano de início e término;
- Para informar suas experiências profissionais, indique primeiramente a mais recente, mencionando nome da empresa e período em que permaneceu nela;
- No tópico “informações complementares”, indique cursos, treinamentos, especializações, desde que tenham ligação com o objetivo profissional;
- Quanto aos idiomas, só cite os que realmente você tem proficiência (especifique o nível), incluindo experiências de intercâmbio, se houver.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Veja e Nube.
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