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O que não pode faltar no seu currículo

Ao elaborar o seu currículo, lembre-se de que o principal objetivo é chamar a atenção do recrutador

Dicas para elaborar um bom currículo

 

Um bom currículo pode abrir as portas para o tão almejado emprego. Por isso, a sua elaboração deve ser bem planejada para que os recrutadores sintam-se atraídos por ele. Muitos currículos são tão mal formulados que nem sequer são avaliados. Um currículo impecável deve ser objetivo, conciso e atrativo. Lembre-se de que o principal objetivo é chamar a atenção do recrutador.

Primeiramente, adicione uma foto (caso solicitada) e coloque seus dados pessoais (nome completo, estado civil, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail). É imprescindível que o e-mail seja profissional, sem nomes que possam gerar uma má impressão. Portanto, muito cuidado com isso!

Em seguida, divida o currículo em subitens: objetivos, histórico profissional, formação acadêmica, qualificações e informações complementares. Lembre-se de especificar cada item, de forma objetiva e clara. O padrão deve ser 1 página, para profissionais em início de carreira, e 2, para profissionais com experiência.

Em hipótese alguma, coloque informações desatualizadas. Portanto, adicione somente informações recentes e relevantes, pois isso demonstra o quanto você está atento ao que acontece no mundo à sua volta.

Se você acabou de se formar e não possui experiência profissional, use o item “informações complementares” para destacar trabalhos voluntários, trabalhos acadêmicos, monitorias, estágios, atividades em centro acadêmico ou comissão de formatura.

leitura do currículo deve fluir bem. Portanto, capriche na gramática, na estética e na organização de todos os itens. Lembre-se de usar a fonte Arial 12, pois o visual torna-se mais atrativo. Se necessário, peça a ajuda de alguém com mais experiência que você.

Outras dicas fundamentais:

- No campo “objetivo”, adicione apenas uma área de interesse;

- No item “qualificações”, indique, no máximo, as 4 principais, de forma sintetizada;

- Para especificar sua formação acadêmica, comece pela mais recente, indicando curso, faculdade, ano de início e término;

- Para informar suas experiências profissionais, indique primeiramente a mais recente, mencionando nome da empresa e período em que permaneceu nela;

- No tópico “informações complementares”, indique cursos, treinamentos, especializações, desde que tenham ligação com o objetivo profissional;

- Quanto aos idiomas, só cite os que realmente você tem proficiência (especifique o nível), incluindo experiências de intercâmbio, se houver.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Veja e Nube.

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