
Existe uma série de fatores clínicos que desencadeiam a lipodistrofia ginoide, popularmente conhecida como celulite. "Porém, como não é possível isolar cada um deles para se analisar isoladamente, também não se pode falar em causa única", afirma Marcelo Quaranta de Vasconcelos Pena, professor do Curso a Distância CPT Massagem Modeladora e Bambuterapia, em Livro+DVD e Curso Online. Assim, os fatores podem ser divididos em três classes:
1) Fatores predisponentes:
Estão diretamente relacionados com a idade, o sexo, o desequilíbrio hormonal e hereditariedade. Somando-se um desses fatores a outros podemos ter uma probabilidade razoável da instalação da celulite.
2) Fatores determinantes:
Esses fatores estabelecem que uma pessoa do sexo feminino, fumante, com maus hábitos alimentares e ainda com um desequilíbrio hormonal, será alvo de fácil acesso para as infiltrações teciduais. Podemos citar ainda como fatores determinantes: o estresse, o fumo, o sedentarismo, os desequilíbrios glandulares, as perturbações metabólicas do organismo em geral (diabetes), disfunção hepática.
3) Fatores condicionantes:
Em razão dos fatores predisponentes e determinantes, o corpo cria reações histopatológicas e hemodinâmicas que dificultam a circulação linfática e vascular, ocorrendo um aumento da pressão nas câmaras dos vasos, podendo ou não ocorrer um infarto do tecido, obstruindo e impedindo o equilíbrio dos líquidos nos espaços intersticiais.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDS e Cursos Online, da área Estética e Beleza.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.