
O envelhecimento do pão de queijo assado é caracterizado inicialmente pelo maior endurecimento da crosta, até que todo miolo esteja também endurecido. "Esse processo é comum a quase todos os produtos de panificação e é decorrente do fenômeno de retrogradação do amido", afirma Mônica Ribeiro Pirozi, professora do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Pequena Fábrica de Pão de Queijo, em Livro+DVD e Curso Online.
A perda de água que acompanha o processo de retrogradação é responsável pelo ressecamento excessivo do produto, causando um rápido decréscimo da qualidade. Essa reação é favorecida por mecanismos que facilitem a perda de água do produto, como repetir operações de congelamento e descongelamento, e manter o produto nas estufas, que acontece na maioria das lanchonetes.
Para diminuir este efeito, é possível o uso de aditivos, do tipo umectantes, que retém a umidade natural do produto, ou emulsificantes, que diminuem a interação entre as moléculas que compõem o amido, dificultando a retrogradação. Alguns ingredientes, como ovos e lipídeos, têm efeito emulsificante, e auxiliam na manutenção do frescor do produto.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Indústrias.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.